sexta-feira, 25 de março de 2011

EM FASE SE TREINAMENTO COMPETITIVO

Em pé (a partir da esquerda): Iago, prof. Adriano Santos, Vinícius, José Antônio, Felipe e Ana Emília.
Agachados: Yan, Pedro Naoki, Gabriel e Luiz Felipe.


Professor de tênis realiza trabalho dinâmico com jovens praticantes e consegue destacar futuras promessas para o esporte que já revelou Gustavo Kuerten, o Guga.


       TEXTO E REPORTAGEM FOTOGRÁFICA: SÉRGIO TORRES

     A equipe de tênis de campo (saibro) da AABB de Jataí, sob o comando do professor Adriano Santos, está entrando em fase de treinamento competitivo. Vem aí jogos e torneios a nível estadual e nacional. Seis garotos estão pegando aulas específicas para obterem boas performances e bons resultados. O sistema agora é de disputas com pontuações para o ranking nacional. Os jovens atletas são, primeiramente, avaliados na escolinha do clube e depois escolhidos por suas melhores condições técnicas, emocionais e motivacionais. Gabriel Garcia (9 anos), Luiz Felipe Barros Souza (10 anos), João Miguel Câmara (11 anos), Rafael Alckmin (12 anos), Vinícius Arruda (13 anos) e José Antônio (14 anos) são os primeiros de uma safra que deverá projetar o trabalho de base feito em Jataí. O professor Adriano Santos que o diga. Sua equipe juvenil, apoiada pela AABB jataiense, vem contando as horas para se destacar e fazer bonito nas quadras. A expectativa quanto a essas participações, que deverão ocorrer, principalmente, no segundo semestre de 2011 é grande por parte de seus pais, de incentivadores e pelos diretores da agremiação.
      Os treinamentos competitivos no clube são baseados na experiência do próprio professor Adriano Santos. Ele que têm passagens por escolinhas de outras cidades onde realizou esse mesmo trabalho, começou em Quirinópolis (sua cidade natal) e depois em Rio Verde, Guarulhos (grande São Paulo) e Sorriso (Mato Grosso), dentre outras. Sempre conseguindo montar equipes de competição e destacar atletas, Adriano Santos conheçeu e chegou a trabalhar ao lado de Thomaz Bellucci, hoje nº 1 do ranking nacional e 30º do mundo. O sistema sério do professor consiste na adequação do jogador ao ritmo da partida, na visão da quadra e na postura com seu principal instrumento: a raquete. Com dois anos na AABB de Jataí, Adriano Santos já destacou os atletas João Miguel e Luiz Felipe como promessas no tênis local e apostas para brilhar no futuro.


Oportunidade surgiu e atletas aparecem no ranking juvenil da Confederação Brasileira de Tênis

       Nos meses de janeiro e fevereiro de 2011, a equipe teve uma boa experiência ao participar de um tradicional torneio no triângulo mineiro. Devido a qualidade demonstrada nos jogos, dois atletas ganharam convites para participar de uma etapa do ranking nacional na categoria 12 anos masculino. João Miguel e Luiz Felipe foram bem e conseguiram ranquear no circuito brasileiro de tênis juvenil da Confederação Brasileiro de Tênis-CBT. O professor Adriano Santos, animado, destacou o bom resultado conseguido acreditando em mais sucesso em 2011. “Este ano teremos uma longa jornada de trabalho onde, no mês de julho (férias escolares), os dois irão participar um torneio de nível mais elevado, torneio este do grupo A da CBT e com pontuação máxima”, revelou. A meta é fazer pelo menos um atleta de sua equipe terminar entre os 20 mais bem pontuados do ranking nacional juvenil até o fim do ano. “No ranking da virada 2012-2013 poderemos aparecer entre os 10”, destacou com entusiasmo. Outros frutos de sua equipe são os atletas Rafael Alckmin e Gabriel Garcia que também estão sendo preparados. Além deles,  Vinícius Arruda e José Antônio vêm se sobressaindo e treinando com uma programação diferenciada dos demais.


Adoção de um plano A e um plano B direciona para um aproveitamento real

       A escolinha de tênis do professor Adriano Santos na AABB conta com 12 alunos, dentre eles duas meninas. O objetivo é não deixar o treinamento competitivo “morrer”. Com esses garotos o professor trabalha com duas filosofias fundamentais. Sua estratégia consiste em seguir um plano A ou um plano B para se conseguir o êxito no tênis. No plano A, o aluno é trabalhado para ser um bom juvenil brasileiro e tentar, quando adulto, jogar no profissional. No plano B, o aluno, caso não consiga jogar e fazer pontos no ranking profissional da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), é levado, através dos contatos do professor, a tentar uma bolsa universitária nos Estados Unidos, que varia de 10% a 100% de uma bolsa integral, para fazê-lo estudar e jogar tênis em alto nível e em um país do chamado Primeiro Mundo.


Boa estrutura com quadras e ambiente é o princípio para um trabalho de base mais elevado

       O professor adora o que faz. Ele só reclama da pouca colaboração no desenvolvimento de seu trabalho. “O clube me proporciona o espaço de que necessito, ou seja, as quadras para treinar. Mas não é tudo. O que ainda falta é um investidor. Portanto, se eu tivesse algum interessado em patrocinar minha equipe e trabalhar com esses garotos seria mais interessante ainda”, revelou. Seu sonho é trabalhar com um tenista e colocá-lo no mundo dos profissionais, coisa que ainda não conseguiu devido ao incentivo ainda insuficiente.
       O professor conclui reafirmando suas regras de trabalho e dizendo que, para se conseguir uma equipe campeã, é preciso que se tenha, junto, uma equipe multidisciplinar dotada de psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e preparador físico, além do treinador, claro. Essa estrutura ele não possui, mas gostaria de buscar. “Todo o trabalho aqui ainda é feito mais na raça e sou eu que, além dos treinos técnicos com a bolinha, faço a preparação física dos alunos”, finaliza.  


Veja os destaques da equipe do professor Adriano Santos e conheça alguns dos alunos da escolinha


João Miguel Câmara Justino, 11 anos. Participou em Minas Gerais e estar como o nº 77 do ranking nacional da CBT na categoria Juvenil 12 anos masculino (março de 2011).


Luiz Felipe Barros Souza, 10 anos. Também foi bem em Minas Gerais e estar como o nº 116 do ranking nacional da CBT na categoria Juvenil 12 anos masculino (março de 2011)


José Antônio, Vinícius Arruda, Gabriel Garcia e Luiz Felipe. Atletas que estão sendo preparados para a disputa a nível nacional em Uberlândia (MG) válida pelo Grupo A da CBT.


Professor Adriano Santos, Yan, Felipe, Iago, Pedro Naoki e Ana Emília. Na escolinha da AABB, os alunos são motivados dentro de um plano A ou um plano B para obterem êxito com o tênis.




Um comentário:

  1. Parabens pela materia! Iniciativas como essas nos fazem acreditar num futuro melhor p/ essas crianças que ja levam o Tenis muito a serio, como uma profissão! Vamos sempre buscar apoio p/ melhores condições de treino e desenvolvimento desse trabalho tao importante que esta sendo realizado pelo tenis de Jataí, de Goiás, do Brasil e quem sabe do Mundo....

    Adelson Justino

    ResponderExcluir